Guia completo: ISO 9001 >> 8 Operação >> 8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente
8.4.2 Tipo e extensão do controle
Pra que serve esse item?
Uma organização pode terceirizar processos, produtos e serviços por diferentes motivos, para focar na sua atividade principal, para reduzir gastos, etc. Em algumas situações, o fornecedor entrega o produto ou serviço diretamente ao cliente, em nome da organização. Em todo caso, é papel da organização garantir que o que está sendo entregue ao cliente está de acordo com o planejado.
Exemplo
Imagine um restaurante de comida orgânica, todos os seus pratos utilizam apenas alimentos que não utilizam agrotóxicos. E a maioria dos seus clientes escolhem comer lá por causa desse diferencial. Esse restaurante até cultiva alguns dos ingredientes que eles utiliza, mas seria inviável produzir tudo, por isso eles também compram de fornecedores. É responsabilidade do restaurante garantir aos seus clientes que utiliza apenas produtos orgânicos, mesmo aqueles adquiridos de fornecedores.
A organização precisa garantir que entregará seus produtos e serviços conforme o planejado. Para isso, precisa se certificar de que seus fornecedores são confiáveis. Problemas decorrentes de falhas nos fornecimentos, precisam ser solucionados pela organização.
O que a Norma quer dizer?
A ISO 9001 quer que as atividades realizadas fora da organização, por fornecedores, também sejam controladas no Sistema de Gestão da Qualidade da organização, assim como as atividades realizadas por ela.
Assim como a organização controla seus colaboradores, ela também precisa controlar seus fornecedores. E assim como ela controla o que seus processos entregam, ela também precisa controlar o que os seus fornecedores entregam. Uma falha pode acontecer dentro da organização ou com um fornecedor, em ambos os casos a organização precisa estar no controle, para tomar as providências necessárias.
Além disso, a Norma quer que a organização avalie o risco dessas atividades terceirizadas interferirem na capacidade da organização entregar o que foi planejado inicialmente. Isso inclui analisar se os controles aplicados pelos fornecedores ao processo são eficazes. Por exemplo, se o risco for muito grande para a organização ou se os fornecedores não controlarem bem seu processo, é interessante analisar a possibilidade de trocar de fornecedor ou de deixar de terceirizar essa atividade.
Como atender à Norma?
O objetivo desse item é que, mesmo terceirizando partes do seu produto ou serviço, a organização possa garantir que irá entregar aos seus clientes o que foi combinado. Para isso, a ISO 9001 cita alguns pontos que devem ser observados, por exemplo:
assegurar que processos terceirizados permaneçam sob o controle do seu sistema de gestão da qualidade;
definir os controles que ela pretende aplicar a um fornecedor e ao que ele entrega;
considerar o impacto potencial dos processos, produtos e serviços providos externamente sobre a capacidade da organização de atender consistentemente aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares;
considerar a eficácia dos controles aplicados pelo provedor externo;
determinar atividade necessária para assegurar que os itens terceirizados atendam a requisitos.
O que a Norma diz?
“8.4.2 Tipo e extensão do controle
A organização deve assegurar que processos, produtos e serviços providos externamente não afetem adversamente a capacidade da organização de entregar consistentemente produtos e serviços conformes para seus clientes.
A organização deve:
a) assegurar que processos providos externamente permaneçam sob o controle do seu sistema de gestão da qualidade;
b) definir tanto os controles que ela pretende aplicar a um provedor externo como aqueles que ela pretende aplicar às saídas resultantes;
c) levar em consideração:
1) o impacto potencial dos processos, produtos e serviços providos externamente sobre a capacidade da organização de atender consistentemente aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares;
2) a eficácia dos controles aplicados pelo provedor externo;
d) determinar a verificação, ou outra atividade, necessária para assegurar que os processos, produtos e serviços providos externamente atendam a requisitos.”
Veja mais em:
8 Operação
8.4 Controle de processos, produtos e serviços providos externamente
8.4.1 Generalidades
8.4.2 Tipo e extensão do controle
8.4.3 Informação para provedores externos