Guia completo: ISO 9001 >> 8 Operação >> 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento
Pra que serve esse item?
Um processo de projeto e desenvolvimento precisa ser dividido em diversas etapas, quanto mais complexo ele for, mais ele será dividido e subdividido. Cada etapa é responsável por entregar uma peça do quebra-cabeça e no final tudo precisa se encaixar.
Exemplo
Quando vemos uma montadora lançando um novo modelo de carro não pensamos na complexidade que é para gerenciar esse desenvolvimento. Uma divisão inicial para um projeto de um carro poderia ser em parte elétrica, mecânica, suspensão, estrutura e acabamento, por exemplo. Mas cada uma dessas partes ainda precisará ser dividida em muitas outras para facilitar o gerenciamento do projeto. A medida que essas partes vão sendo concluídas o carro vai sendo montado.
Para concluirmos a montagem de um quebra-cabeça, todas as peças precisam estar encaixadas no lugar certo. Para concluirmos o desenvolvimento de um projeto não é diferente, todas as partes precisam estar funcionando de acordo com o previsto, separadamente e também em conjunto.
O que a Norma quer dizer?
A Norma quer que a organização garanta que as características do produto ou serviço definidas no planejamento serão entregues de acordo com o planejado. A organização precisa se certificar de que as características definidas como essenciais estão presentes no resultado final.
O resultado de processos intermediários também precisa estar adequado para as necessidades da etapa seguinte. Imagine uma falha no desenvolvimento que não foi identificada na saída da respectiva etapa, ela poderá gerar transtornos muito maiores nas etapas seguintes. Além disso, a identificação da origem e da causa da falha ficarão cada vez mais difíceis.
A Norma não quer que a organização fique andando em círculos ou fique perdida no meio do projeto. Imagine que você colocou uma peça errada no quebra-cabeça e não percebeu, no final haverá uma peça solta sobrando e uma peça perdida no quebra-cabeça. Em algumas situações identificar a peça errada é tão difícil que é melhor desfazer todo o quebra-cabeça e recomeçar do zero. Em outras situações, uma peça colocada no lugar errado irá puxar outras peças erradas e provocar várias falhas seguidas. A Norma quer que a organização evite essas situações extremas.
Como atender à Norma?
Cada etapa do processo é responsável por entregar uma parte do projeto, a Norma cita alguns itens que a organização deve garantir que esteja sendo entregue tanto na conclusão do projeto quanto em cada uma das etapas, por exemplo:
atendam aos requisitos de entrada: as características definidas como essenciais ao produto ou serviço precisam estar presentes no produto ou serviço final. Isso pode ser verificado realizando um checklist com essas características.
sejam adequadas para os processos subsequentes: voltando ao exemplo do quebra-cabeça, a organização precisa se certificar de que as peças vão se encaixar conforme planejado, de que são adequadas ao seu propósito.
especifiquem as características que sejam essenciais: características essenciais ao propósito pretendido devem ser indicadas no produto ou serviço.
Além disso, a organização precisa registrar e arquivar essas informações. Por exemplo, o cheklist preenchido indica o que foi atendido e o que não foi no teste X. Dessa forma, a organização poderá consultar essas informações sempre que necessário, seja na continuidade desse projeto ou em projetos semelhantes.
O que a Norma diz?
“8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento
A organização deve assegurar que saídas de projeto e desenvolvimento:
a) atendam aos requisitos de entrada;
b) sejam adequadas para os processos subsequentes para a provisão de produtos e serviços;
c) incluam ou referenciem requisitos de monitoramento e medição, como apropriado, e critérios de aceitação;
d) especifiquem as características dos produtos e serviços que sejam essenciais para o propósito pretendido e sua provisão segura e apropriada.
A organização deve reter informação documentada sobre as saídas de projeto e desenvolvimento.
Veja mais em:
8 Operação
8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.3.1 Generalidades
8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento
8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento
8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento
8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento
8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento