Pra que serve esse item?
Uma análise crítica é uma avaliação geral de alguma coisa, com o objetivo de propor melhorias ou soluções para problemas identificados.
Exemplo
Imagine uma pessoa que vai receber alguns amigos em sua casa. Ela é muito hospitaleira e decidiu preparar um jantar especial para eles. Ela gosta muito de cozinhar, aprendeu com a avó, mas não segue nenhuma receita, conforme vai preparando, vai provando e ajustando o sabor, de acordo com a necessidade e com a sua criatividade. Agora imagine se ela tiver que cozinhar sem poder provar ou que ela prove apenas no final quando não é mais possível corrigir. Mesmo sendo uma cozinheira experiente, o resultado seria melhor ou pior?
Identificar falhas e oportunidades de melhoria é muito importante, mas é muito pouco. O que é mais importante são as decisões e ações decorrentes dessa identificação.
O que a Norma quer dizer?
A ISO 9001 quer que o resultado da análise crítica feita pela direção gere melhorias no sistema de gestão da qualidade. Para isso, ela deve conter decisões e ações a serem tomadas. O objetivo da análise crítica do desempenho do SGQ é identificar oportunidades de melhorias e necessidades de mudanças. E, na medida do possível, implementá-las.
Além disso, a Norma quer que a organização também avalie a necessidade de recursos para que as oportunidades de melhoria e necessidades de mudança sejam concretizadas. A organização deve procurar alternativas viáveis para sua realidade financeira. É importante que o sistema de gestão da qualidade melhore, mas sem comprometer outros setores da organização.
Como atender à Norma?
A ISO 9001 menciona alguns itens que as decisões e ações tomadas devem estar relacionadas. Podemos atender a Norma respondendo as perguntas abaixo durante a análise crítica:
Quais são as oportunidades de melhoria existentes?
Quais são as necessidades de mudanças existentes?
Qual a necessidade de recursos para executar as melhorias e as mudanças?
Além disso, a organização deve arquivar os resultados de análises críticas realizadas pela direção. Esses arquivos funcionarão como uma evidência de que a análise foi realizada corretamente e ficarão disponíveis para possíveis consultas.
O que a Norma diz?
“9.3.3 Saídas de análise crítica pela direção
As saídas da análise crítica pela direção devem incluir decisões e ações relacionadas com:
a) oportunidades para melhoria;
b) qualquer necessidade de mudanças no sistema de gestão da qualidade;
c) necessidade de recurso.
A organização deve reter informação documentada como evidência dos resultados de análises críticas pela direção.”
Veja mais em:
9 Avaliação de desempenho
9.3 Análise crítica pela direção
9.3.1 Generalidades
9.3.2 Entradas de análise crítica pela direção
9.3.3 Saídas de análise crítica pela direção