Guia completo: ISO 9001 >> 8 Operação >> 8.5 Produção e provisão de serviço
8.5.4 Preservação
Pra que serve esse item?
Um produto ou serviço pode ser produzido exatamente como o planejado, mas se não houver cuidados específicos algumas características importantes podem ser perdidas. O manuseio, a embalagem ou o transporte incorreto podem fazer com que o todo o cuidado tomado em um processo seja perdido.
Exemplo
Imagine que você está mudando de casa e tem que transportar todos os seus bens para a casa nova. Os alimentos da geladeira, os pratos e copos de vidro, a televisão de 60 polegadas, até seu cachorro de estimação, todos vão para a casa nova e precisam de cuidados específicos para que cheguem bem ao destino final. Cuidados antes, durante e depois da viagem, caso contrário alguns prejuízos serão certos e ninguém quer prejuízo, certo?
Esses cuidados devem fazer parte do dia a dia de uma organização, pois todos os pedidos passam por essa ‘mudança de casa’, que é a entrega ao cliente final. Do contrário, assim como no nosso exemplo, os prejuízos serão certos. A organização precisa olhar para o seu produto ou serviço e definir quais cuidados são necessários para preservá-lo.
O que a Norma quer dizer?
A Norma quer que a organização preserve seus produtos e serviços enquanto eles estiverem sob sua responsabilidade, mesmo depois de finalizados. Esses cuidados podem incluir identificação, manuseio, controle de contaminação, embalagem, armazenamento, transporte e proteção.
A Norma não diz como realizar essa preservação, pois cada produto e serviço tem características específicas que demandam cuidados específicos, mas cita alguns exemplos. Voltando no exemplo da mudança, para preservar os alimentos da geladeira os cuidados são diferentes daqueles para preservar a televisão.
Como atender à Norma?
Por exemplo, empresas de alimentos precisam eliminar as fontes de contaminação dos seus produtos, não apenas durante a produção, mas em todos o processo, empresas de lacticínios precisam estabelecer os critérios para o transporte do leite da fazenda até a indústria, a temperatura do ambiente onde o leite será tratado, com orientações do tipo “após aberto manter sobre refrigeração” e etc. Tudo isso pode estar perfeitamente incorporado ao processo como um todo, ou seja, esse item pode ser facilmente atendido dessa forma.
A Norma cita apenas algumas atividades que podem colaborar na preservação de um produto ou serviço. Usaremos como exemplo uma empresa de laticínios, veja algumas formas de preservar seu o leite:
identificação: indicando a data de validade na embalagem ou sua origem durante a produção.
manuseio: definindo critérios para que durante o manuseio o leite não seja contaminado, como por exemplo uso de EPI ou equipamentos esterilizados.
controle de contaminação: seguindo as condições de higiene adequadas e mantendo o leite na temperatura correta de trabalho.
embalagem: para transportar o leite de saquinho a embalagem utilizada é diferente da utilizada para transportar o leite de caixinha, pois o saquinho é mais frágil que a caixinha. A embalagem escolhida deve proteger o leite durante o armazenamento e o transporte, por exemplo.
armazenamento: definindo o empilhamento máximo das caixas para garantir sua segurança e qualidade ou informações sobre a temperatura de armazenamento, após aberto.
transporte: inclui cuidados antes e depois de embalado, pois em ambos os casos o leite precisará seguir condições específicas para controle de contaminação e armazenamento correto, por exemplo.
O que a Norma diz?
“8.5.4 Preservação
A organização deve preservar as saídas durante produção e provisão de serviço na extensão necessária, para assegurar conformidade com requisitos.
NOTA Preservação pode incluir identificação, manuseio, controle de contaminação, embalagem, armazenamento, transmissão ou transporte e proteção.”
Veja mais em:
8 Operação
8.5 Produção e provisão de serviço
8.5.1 Controle de produção e de provisão de serviço
8.5.2 Identificação e rastreabilidade
8.5.3 Propriedade pertencente a clientes ou provedores externos
8.5.4 Preservação
8.5.5 Atividades pós-entrega
8.5.6 Controle de mudanças