Guia completo: ISO 9001 >> 8 Operação >> 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento
Pra que serve esse item?
O processo de desenvolver novos projetos é um processo especial pois não se trata de uma simples repetição. Isso não significa que não precise de planejamento ou de seguir um procedimento padrão. Apesar de projetos serem únicos e possuírem características particulares, eles também tem características gerais que se repetem. Analisando essas características podemos aperfeiçoar o planejamento de novos projetos.
Exemplo
Cada casa construída por uma construtora é um projeto diferente. Mesmo que a disposição dos cômodos seja exatamente a mesma e o acabamento seja exatamente o mesmo, o solo, o relevo e a vizinhança nunca serão os mesmos. Na tentativa de poupar alguns trocados, uma construtora vende um mesmo projeto pronto para outro cliente. Depois de concluir essa segunda execução do projeto, a construtora constata que os gastos aumentarão ao invés de diminuir. Devido a falta de planejamento vários imprevistos aconteceram, além disso, na dúvida a estrutura foi reforçada e alguns gastos específico não foram considerados, como o deslocamento da equipe.
Quando determinamos um procedimento para o desenvolvimento de projetos otimizamos o processo. Conforme conhecemos melhor esse processo, aperfeiçoamos o procedimento e melhoramos o planejamento. Um bom planejamento é fundamental para minimizar riscos e surpresas, que poderiam até inviabilizar o projeto.
O que a Norma quer dizer?
A Norma quer que os projetos sejam bem planejados, não sejam lançados a sorte, nem sejam apenas a tentativa de fazer uma ideia dar certo. Mas que haja empenho para essa ideia dar certo, isso é demonstrado através de um bom planejamento.
Parte importante de um planejamento é a divisão do projeto em etapas e a definição de formas de controlar essa etapas, formas de avaliar o que está sendo alcançado. A Norma quer que a organização inclua nesse planejamento o máximo de informação possível, quer que seja realizado um planejamento completo.
Quando realizamos um bom planejamento aumentamos as chances de sucesso do projeto e diminuímos a ocorrência de imprevistos e surpresas, que podem inclusive comprometer o projeto.
Como atender à Norma?
A Norma cita alguns itens que a organização deve considerar no planejamento de projetos e desenvolvimento, por exemplo:
complexidade das atividades de projeto e desenvolvimento: o planejamento precisa ser proporcional a complexidade, natureza e duração do projeto. Por exemplo, o planejamento para desenvolver uma bicicleta é mais simples do que para desenvolver um avião.
os estágios de processo requeridos: dividir o processo em etapas e determinar as etapas mais importantes, facilitará o gerenciamento e acompanhamento do projeto.
as atividades de verificação e validação: é importante que as decisões da organização estejam baseadas em informações coletadas durante a verificação e validação das etapas. Incluir essas atividade no planejamento facilitará o controle, a tomada de decisão e a identificação de possíveis desvios.
os recursos internos e externos necessários: prever os recursos que serão utilizados é fundamental para garantir a continuidade do projeto. Isso inclui colaboradores, infraestrutura e também aquisição de materiais. É preferível que o projeto seja adiado ou cancelado antes de iniciar do que depois.
O que a Norma diz?
“8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento
Na determinação dos estágios e controles para projeto e desenvolvimento, a organização deve considerar:
a) a natureza, duração e complexidade das atividades de projeto e desenvolvimento;
b) os estágios de processo requeridos, incluindo análises críticas de projeto e desenvolvimento aplicáveis;
c) as atividades de verificação e validação de projeto e desenvolvimento requeridas;
d) as responsabilidades e autoridades envolvidas no processo de projeto e desenvolvimento;
e) os recursos internos e externos necessários para o projeto e desenvolvimento de produtos e serviços;
f) a necessidade de controlar interfaces entre pessoas envolvidas no processo de projeto e desenvolvimento;
g) a necessidade de envolvimento de clientes e usuários no processo de projeto e desenvolvimento;
h) os requisitos para a provisão subsequente de produtos e serviços;
i) o nível de controle esperado para o processo de projeto e desenvolvimento por clientes e outras partes interessadas pertinentes;
j) a informação documentada necessária para demonstrar que os requisitos de projeto e desenvolvimento foram atendidos.”
Veja mais em:
8 Operação
8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços
8.3.1 Generalidades
8.3.2 Planejamento de projeto e desenvolvimento
8.3.3 Entradas de projeto e desenvolvimento
8.3.4 Controles de projeto e desenvolvimento
8.3.5 Saídas de projeto e desenvolvimento
8.3.6 Mudanças de projeto e desenvolvimento