Guia completo: ISO 9001 >> 4 Contexto da Organização
4.1 Entendendo a organização e seu contexto
Pra que serve esse item?
A organização deve compreender qual o seu contexto e qual o caminho ela quer seguir. Se existe a compreensão clara sobre “quem somos” e “para onde vamos”, as chances de sucesso da organização serão muito maiores. Organizações que não conhecem suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças não sobrevivem por muito tempo. Afinal, saber onde somos mais fortes e mais fracos, nos mantém atentos sobre eventuais mudanças, além de nos deixar cientes de nossas possibilidades e limitações. Veja um exemplo:
Exemplo
Uma empresa recebe o pedido de uma grande quantidade de mercadoria, para ser entregue em um curto espaço de tempo. Antes de garantir o serviço, a empresa realiza uma análise da sua real capacidade produtiva, do seu quadro de pessoal disponível e detecta que, infelizmente, não terá condições de entregar o que foi pedido. Esse é um exemplo de uma empresa que fez o dever de casa, portanto, se protegeu de prometer algo que não ia cumprir.
A Norma deseja que a organização se conheça para que assim ela possa elaborar a sua estratégia, definir onde ela quer chegar, quais seus objetivos.
O que a Norma quer dizer?
A organização precisa compreender seu contexto e realizar o planejamento estratégico. Planejamento Estratégico é o processo de elaborar a estratégia de uma organização e definir como ela pode ser alcançada. Para isso, a organização precisa definir, analisar e monitorar as questões internas e as questões externas.
Questões internas são questões que podem influenciar na capacidade da organização de atingir suas metas e resultados pretendidos. São questões que estão sob o controle da organização. As questões internas são dividas em forças (pontos fortes) e fraquezas (pontos fracos). Qualidade do produto, boas instalações e equipamentos são exemplos de pontos fortes. Já equipe desmotivada, alto endividamento são exemplos de pontos fracos.
Questões externas são questões que podem influenciar na capacidade da organização de atingir suas metas e resultados pretendidos, mas que não estão sob o controle da organização. As questões externas são dividas em oportunidades e ameaças. Investimentos externos, mão de obra farta são exemplos de oportunidades. Já entrada de fortes concorrentes, pirataria dos seus produtos são exemplos de ameaças.
Portanto, ao se conhecer, a organização aumentará suas chances de sucesso e conseguirá melhorar cada vez mais.
Como atender à Norma?
Para determinar o contexto da organização, a fim de definir o direcionamento estratégico, devemos definir quais as questões internas e as questões externas relevantes. Uma das ferramentas mais utilizadas para realizar o planejamento estratégico é a Análise SWOT, que significa:
- Strengths (forças) – pontos fortes que podem contribuir para o sucesso da organização.
- Weaknesses (fraquezas) – pontos fracos que podem contribuir para o insucesso da organização.
- Opportunities (oportunidades) – oportunidades que podem contribuir para o sucesso da organização.
- Threats (ameaças) – ameaças que podem contribuir para o insucesso da organização.
Com a Análise SWOT é possível definir, de forma rápida e eficaz, o contexto onde a organização está inserida e então determinar o direcionamento estratégico ideal para a organização neste momento. Periodicamente, essas informações devem ser revistas e reavaliadas.
O que a Norma diz?
“4.1 Entendendo a organização e seu contexto
A organização deve determinar questões externas e internas que sejam pertinentes para o seu propósito e para seu direcionamento estratégico e que afetem sua capacidade de alcançar o(s) resultado(s) pretendido(s) de seu sistema de gestão da qualidade.
A organização deve monitorar e analisar criticamente informação sobre essas questões externas e internas.
NOTA 1 Questões podem incluir fatores ou condições positivos e negativos para consideração.
NOTA 2 O entendimento do contexto externo pode ser facilitado pela consideração de questões provenientes dos ambientes legal, tecnológico, competitivo, de mercado, cultural, social e econômico, tanto internacionais, quanto nacionais, regionais ou locais.
NOTA 3 O entendimento do contexto interno pode ser facilitado pela consideração de questões relativas a valores, cultura, conhecimento e desempenho da organização.”
Veja mais em:
4 Contexto da Organização
4.1 Entendendo a organização e seu contexto
4.2 Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas
4.3 Determinando o escopo do sistema de gestão da qualidade
4.4 Sistema de gestão da qualidade e seus processos