Guia completo: ISO 9001 >> 5 Liderança >> 5.2 Política da Qualidade
5.2.2 Comunicando a política da qualidade
Pra que serve esse item?
A comunicação é algo essencial para o sucesso de qualquer relação. Mais importante que se comunicar, é saber como se comunicar de forma clara.
Exemplo
Quantas vezes em nossa trajetória nos deparamos com conceitos que não compreendemos no primeiro momento, não enxergamos a sua utilidade e por isso, não damos a devida atenção. A partir do momento em que vimos a sua utilidade conseguimos entender melhor sua função e a sua importância. Por isso, a compreensão da política da qualidade é tão importante.
A política da qualidade é um desejo ou uma meta genérica a ser alcançada pela organização e por seu Sistema de Gestão da Qualidade. Cabe a alta direção conscientizar os colaboradores sobre seu significado e importância. A política da qualidade depois de elaborada, deve ser disponibilizada, comunicada e entendida. O objetivo é que os colaboradores entendam a política da qualidade da organização para auxiliar na busca pela realização dos desejos definidos nela.
O que a Norma quer dizer?
A política da qualidade é uma declaração dos desejos que a organização pretende atingir. Após elaborá-la, a alta direção deve comunicar a política para as partes interessadas. As partes interessadas são, por exemplo, os colaboradores, os clientes, os fornecedores.
Não basta apenas a organização elaborar uma política da qualidade, ela precisa ser disponibilizada para todos na organização. Mas, mais do que estar disponível, a política deve ser entendida e aplicada, para que os desejos ali escritos possam ser efetivamente alcançados. O colaborador deve ser capaz de entender como a sua função pode influenciar na política.
Como atender à Norma?
A Norma exige que a política da qualidade deve:
estar disponível e ser mantida como informação documentada: a política da qualidade tem que estar acessível para todos. Além disso, ela deve ser um documento da organização, pode ser um documento impresso, virtual, em vídeo, em áudio, etc. Uma forma de divulgação é, por exemplo, dar acesso e instruir os colaboradores a realizar uma leitura do documento em ambiente virtual como sites, intranet, software. Imprimir a política e emoldurar para colocar nos locais em que os colaboradores sempre acessam é uma das formas mais comuns de divulgação. Esse costuma ser um método eficaz e facilmente notado pelo auditor em processos de auditoria da organização.
ser comunicada, entendida e aplicada na organização: todos da organização devem ser comunicados sobre a política da qualidade. Ela deve ser entendida pelos colaboradores e efetivamente aplicada na organização. Por exemplo, a organização pode estabelecer um procedimento de realizar reunião com cada novo colaborador para conscientizá-los da política da qualidade e da importância do Sistema de Gestão da Qualidade para a organização. Outra opção seria uma reunião geral de conscientização. Nesse caso, é interessante o uso de uma ata de reunião, assinada por todos os participantes, para comprovar presença dos colaboradores na conscientização sobre a política da qualidade.
estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado: as partes interessadas são os colaboradores, clientes, sócios, fornecedores, a sociedade, ou seja, todos os elementos que influenciam na organização. A norma não define como comunicar a política da qualidade às partes interessadas. Portanto, cabe a organização escolher a maneira que a organização achar mais eficaz. Uma forma, muito comum de divulgação é através do site da organização.
O que a Norma diz?
“5.2.2 Comunicando a política da qualidade
A política da qualidade deve:
a) estar disponível e ser mantida como informação documentada;
b) ser comunicada, entendida e aplicada na organização.
c) estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado.”
Veja mais em:
5. Liderança
5.2 Política
5.2.1 Desenvolvendo a Política da Qualidade
5.2.2 Comunicando a Política da Qualidade