Guia completo: ISO 9001 >> 7 Apoio
7.2 Competência
Pra que serve esse item?
Contratar o profissional certo para uma função específica nem sempre é uma tarefa simples. Sempre há o risco do resultado ser diferente daquele esperado. Para diminuir esses riscos precisamos determinar alguns critérios para selecionar o profissional, determinar as características necessárias em uma pessoa para que ela desempenhe bem a função.
Exemplo
Imagine alguém que vai fazer uma cirurgia, se o paciente pudesse escolher quem seria o responsável pela cirurgia, ele iria escolher o melhor, o mais confiável. Ele iria procurar uma pessoa com a formação necessária, não seria um enfermeiro ou um dentista, mas um médico cirurgião. Além disso, ele iria preferir um médico com maior experiência ao invés de um recém formado. Ele também poderia considerar cursos e treinamentos que fossem úteis no procedimento específico que ele será submetido.
Educação, experiência e treinamentos são algumas evidências que procuramos para verificar se um profissional está capacitado para determinada atividade, se precisa de supervisão ou se pode supervisionar.
O que a Norma quer dizer?
A ISO 9001 quer que a organização esteja comprometida com o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade. Isso inclui, determinar quais os conhecimentos necessários para que suas atividades sejam realizadas com eficácia. Para então, selecionar pessoas que possuam as respectivas competências para realizar cada função. A organização também pode optar por oferecer treinamentos para desenvolver essas competências nos seus colaboradores.
A Norma quer que a organização possua uma equipe qualificada. Isso não significa possuir a melhor equipe de todas, mas possuir uma equipe com o conhecimento necessário para execução eficaz das atividades. Para que as atividades sejam concluídas corretamente é necessário que o responsável possua determinadas competências.
Como atender à Norma?
A ISO 9001 cita alguns pontos que a organização deve observar relacionados as competências, por exemplo:
determinar a competência necessária: isso se aplica as pessoas que realizam trabalho, sob o controle da organização, que afete o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade.
assegurar que essas pessoas sejam competentes: com base em educação, treinamento ou experiência apropriados.
tomar ações para adquirir a competência necessária e avaliar a eficácia: quando necessário, uma competência pode ser desenvolvida através de treinamentos, por exemplo. Depois de realizar esses treinamentos, a organização deve avaliar se o objetivo deles foi alcançado, se a competência foi adquirida.
reter informação documentada, apropriada como evidência de competência: isso pode ser feito arquivando cópia do diploma escolar, de certificados de treinamentos e da carteira de trabalho, por exemplo.
O que a Norma diz?
“7.2 Competência
A organização deve:
a) determinar a competência necessária de pessoa(s) que realize(m) trabalho sob o seu controle que afete o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
b) assegurar que essas pessoas sejam competentes, com base em educação, treinamento ou experiência apropriados;
c) onde aplicável, tomar ações para adquirir a competência necessária e avaliar a eficácia das ações tomadas;
d) reter informação documentada, apropriada como evidência de competência.
NOTA Ações aplicáveis podem incluir, por exemplo, a provisão de treinamento, o mentoreamento ou a mudança de atribuições de pessoas empregadas no momento; ou empregar ou contratar pessoas competentes.
NOTA BRASILEIRA “Empregar ou contratar”, do termo em inglês – hiring or contracting, significa a contratação temporária ou por tempo indeterminado de pessoal próprio ou de terceiros.”
Veja mais em:
7 Apoio
7.1 Recursos
7.2 Competência
7.3 Conscientização
7.4 Comunicação
7.5 Informação Documentada